Análise de SWOT

Muito usada em tomada de decisões, a análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e de novos projetos, ela consiste em 4 fatores:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).
Análise de SWOT

Força e fraqueza dizem a respeito ao tomador de decisão (você e sua empresa).

Oportunidades e ameaças falam sobre fatores externos, que estão fora do seu controle.

A análise SWOT é uma das ferramentas mais populares do marketing, trabalha com ambiente interno e externo, é como uma avaliação de cenários antes de tirar um projeto totalmente do papel, de maneira que ele tenha mais chances de sucesso.

Ambiente interno – Força e fraquezas

Força – vantagem que sua empresa possui em relação as outras.

Fraquezas – Pontos que podem prejudicar ou interferir no andamento da empresa.

Ambiente Externo – Oportunidades e ameaças

Oportunidade – força externa que impactam positivamente na sua empresa (eventos, parcerias…);

Ameaças – força que impactam negativamente na sua empresa como mão de obra, roubo de dados entre outros.

Sabemos que objetivos, metas, interesses são informações muito importante para certas escolhas e pese os prós e contras da decisão. Por isso vamos mostrar como montar e aplicar a análise SWOT no seu negócio.

Um método criado nas décadas de 1960, é muito usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio, proporcionando um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

O resultado da análise desses fatores é uma matriz 2×2, chamada de Matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos/externos e positivos/negativos.

Quais as principais vantagens da matriz SWOT?

Ela proporciona uma visão geral, mapeando situações de riscos e oportunidades no mercado, assim como seus pontos fortes e fracos em relação aos seus concorrentes, melhorias no portfólio do cliente, e na identificação estratégica do negócio.

Principais benefícios em aplicar a análise SWOT são:

  • Segurança em tomada de decisões;
  • Reconhecimento realista do cenário atuante;
  • Compreensão assertiva sobre a concorrência;
  • Antecipação de tendências;
  • Planejamento de alternativas de ação.

Como aplicar a análise SWOT no seu negócio:

  • Faça um brainstorm com a equipe;
  • Analise os fatores internos;
  • Analise os fatores externos;
  • Pesquise sobre;
  • Avalie a viabilidade do projeto;
  • Transforme a análise SWOT em estratégia;
  • Defina os próximos passos.
Depois disso as estratégias devem mirar nos seguintes objetivos:

Forças devem ser potencializadas;

Fraquezas devem ser controladas ou corrigidas;

Oportunidades devem ser aproveitadas;

Ameaças devem ser minimizadas.

Forças + Oportunidades: quais pontos fortes da empresa podem ser potencializados para maximizar as oportunidades identificadas?

Forças + Ameaças: quais pontos fortes da empresa podem ser potencializados para minimizar o impacto das ameaças?

Fraquezas + Oportunidades: quais pontos fracos podem ser corrigidos para aproveitar as oportunidades levantadas?

Fraquezas + Ameaças: quais pontos fracos podem ser corrigidos para minimizar o efeito das ameaças?

Agora você já sabe o que análise SWOT, a como tomar decisão, porém é necessário identificar e trabalhar fraquezas que talvez você tenha ignorado até hoje. Mas também é hora de valorizar o que o seu negócio tem de melhor, permitindo conhecer a realidade, justamente para evitar fracassos no futuro.

Se você ainda tem alguma dúvida entre em contato conosco, será um prazer atende-lo.