Muito usada em tomada de decisões, a análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e de novos projetos, ela consiste em 4 fatores:
- Strengths (Forças);
- Weaknesses (Fraquezas);
- Opportunities (Oportunidades);
- Threats (Ameaças).

Força e fraqueza dizem a respeito ao tomador de decisão (você e sua empresa).
Oportunidades e ameaças falam sobre fatores externos, que estão fora do seu controle.
A análise SWOT é uma das ferramentas mais populares do marketing, trabalha com ambiente interno e externo, é como uma avaliação de cenários antes de tirar um projeto totalmente do papel, de maneira que ele tenha mais chances de sucesso.
Ambiente interno – Força e fraquezas
Força – vantagem que sua empresa possui em relação as outras.
Fraquezas – Pontos que podem prejudicar ou interferir no andamento da empresa.
Ambiente Externo – Oportunidades e ameaças
Oportunidade – força externa que impactam positivamente na sua empresa (eventos, parcerias…);
Ameaças – força que impactam negativamente na sua empresa como mão de obra, roubo de dados entre outros.
Sabemos que objetivos, metas, interesses são informações muito importante para certas escolhas e pese os prós e contras da decisão. Por isso vamos mostrar como montar e aplicar a análise SWOT no seu negócio.
Um método criado nas décadas de 1960, é muito usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio, proporcionando um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.
O resultado da análise desses fatores é uma matriz 2×2, chamada de Matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos/externos e positivos/negativos.
Quais as principais vantagens da matriz SWOT?
Ela proporciona uma visão geral, mapeando situações de riscos e oportunidades no mercado, assim como seus pontos fortes e fracos em relação aos seus concorrentes, melhorias no portfólio do cliente, e na identificação estratégica do negócio.
Principais benefícios em aplicar a análise SWOT são:
- Segurança em tomada de decisões;
- Reconhecimento realista do cenário atuante;
- Compreensão assertiva sobre a concorrência;
- Antecipação de tendências;
- Planejamento de alternativas de ação.
Como aplicar a análise SWOT no seu negócio:
- Faça um brainstorm com a equipe;
- Analise os fatores internos;
- Analise os fatores externos;
- Pesquise sobre;
- Avalie a viabilidade do projeto;
- Transforme a análise SWOT em estratégia;
- Defina os próximos passos.
Depois disso as estratégias devem mirar nos seguintes objetivos:
Forças devem ser potencializadas;
Fraquezas devem ser controladas ou corrigidas;
Oportunidades devem ser aproveitadas;
Ameaças devem ser minimizadas.
Forças + Oportunidades: quais pontos fortes da empresa podem ser potencializados para maximizar as oportunidades identificadas?
Forças + Ameaças: quais pontos fortes da empresa podem ser potencializados para minimizar o impacto das ameaças?
Fraquezas + Oportunidades: quais pontos fracos podem ser corrigidos para aproveitar as oportunidades levantadas?
Fraquezas + Ameaças: quais pontos fracos podem ser corrigidos para minimizar o efeito das ameaças?
Agora você já sabe o que análise SWOT, a como tomar decisão, porém é necessário identificar e trabalhar fraquezas que talvez você tenha ignorado até hoje. Mas também é hora de valorizar o que o seu negócio tem de melhor, permitindo conhecer a realidade, justamente para evitar fracassos no futuro.
Se você ainda tem alguma dúvida entre em contato conosco, será um prazer atende-lo.